REFERENCIAIS OU SISTEMAS DE COORDENADAS


      A posição de um certo evento é sempre estabelecida em relação ao sistema de coordenadas escolhido, que também pode ser chamado de referencial.

      Observe os sistemas de coordenadas S e S´ abaixo. Um encontra-se em repouso e o outro, em movimento retilíneo uniforme. Os gêmeos no alto podem ser observados a partir de qualquer um dos sistemas indicados. Inicie a simulação abaixo e observe que com relação ao referencial S, os gêmeos estão em repouso. No entanto, com referência ao sistema S´, os gêmeos estão em movimento.

REFERENCIAIS INERCIAIS

      Esses são exemplos de referenciais inerciais. Um referencial é dito inercial quando nele for válida a Lei da Inércia (1ª Lei de Newton). Ou seja, se a resultante das forças exercidas sobre o corpo for nula e o referencial usado for inercial, então o corpo deve permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme com relação ao referencial; mas se a resultante das forças for nula e o corpo não está em repouso relativo ou em MRU, é porque o referencial utilizado NÃO é inercial. Ou seja, a primeira lei de Newton serve como uma espécie de "teste" para saber se um determinado referencial escolhido é inercial ou não-inercial.

      A Relatividade Especial se restringe apenas ao estudo de movimentos cujos sistemas de coordenadas não possuem qualquer tipo de aceleração, ou sejam, são inerciais.

- VOLTA AO ROTEIRO -